Translate

Tecidos de tricoline para as minhas peças!

hummmm, porque tecidos de tricoline para a minha peça?
Para uma ter uma facilidade em montagem, criação e lavagem o tecido 100% algodão proporciona uma facilidade no trabalho além do caimento perfeito e a leveza na criação da peça. É muito importante saber alinhar o tecido ... então bora lá fazer valer cada centavo pago no tecido.
Endireite o tecido: Este procedimento é feito para poder dobrar corretamente o tecido na hora de passar as marcações de corte do molde e verificar o alinhamento do fio. Há três maneiras de se fazer isto, e deve ser escolhida com base na estrutura da tecido:

Rasgar: Este é indicado para tecidos que rasguem com facilidade. Pegue uma tesoura, faça um pique na extremidade, segure bem o tecido e rasgue. Apesar deste método ser o mais rápido, é preciso ter cuidado porque pode torcer os fios do tecido.

Puxar o fio: Este é para tecidos maleáveis e pouco compactos. Dê um pique com a tesoura, na ourela e puxe um fio até a outra ourela. Corte ao longo do fio puxado.

Cortar por uma linha padrão do tecido: Método utilizado em tecido de listras, quadrados ou xadrez.
Agora sim, seu tecido já está pronto para você começar a cortar e costurar.

Importante: Não se deve molhar um tecido que deve ser lavado a seco. Se este for o caso, uma forma de realizar o pré-encolhimento é colocar um outro tecido um pouco úmido sobre ele, e passar com o ferro a vapor. Se você tem dúvidas sobre molhar e passar seu tecido e não quer correr riscos, você pode fazer a experiência utilizando retalhos do tecido.

Quem costura, sabe. Alguns procedimentos devem ser feitos antes de pegar no tecido para começar a trabalhar nele. Mas talvez para alguns iniciantes na profissão, falta ainda o conhecimento adequado de como realmente dar início a um projeto de costura.

Antes de tudo, é preciso saber que o tecido quando chega em nossas mãos, vindos da loja, ainda não estão prontos para começar a serem costurados.  Para evitar o encolhimento da peça ou que ela fique retorcida, é preciso adotar alguns procedimentos. Veja quais:

Molhe o tecido:  Molhar o tecido faz com que ele encolha e não dê surpresas depois. Faça da seguinte forma: deixe o tecido de molho na água sem sabão. Se o tecido soltar tinta, vá trocando a água, coloque uma colher de sal, já que o sal ajuda a segurar a cor, e deixe de molho por mais alguns minutos. Não torça o tecido. Na hora de secar, não pendure pelas pontas, para não deformar.
E como escolher o tecido ideal?

Tecidos para forro em Patchwork - Para usar como forro, se for uma peça bem grande, que não possa ter emenda, usa-se percal de 2,5m ou 2,7m de largura. Para peças menores, dependendo do que seja, pode usar algodão cru de boa qualidade ou mesmo a tricoline.
Bolsas em patchwork - Eventualmente, para confecção de bolsas, tapetes ou alguma peça diferente, Rosa utiliza lona, lonita, algodão cru, veludo, brim, tecidos sintéticos, jeans (da peça) ou de calças/saias, para reaproveitamento.

Tecido nacional - Considero o tecido nacional de excelente qualidade. Existem os importados, com preços mais altos que os nacionais, mas que causam um grande efeito, mesmo quando usados em pequenas quantidades, isto é, apenas como detalhes em peças. Hoje existem tecidos nacionais com estampas e padronagens maravilhosas que não deixam a desejar aos importados. Quer conhecer uma fabrica fantástica de tecidos com coleções especiais? Te convido a conhecer nosso parceiro: https://www.facebook.com/igaratingatecidos

Segue uma pequena amostra das lindezas que eles produzem



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar desta página!
Obrigada pelo seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.