Translate

Costuropedia - Fio do Tecido, amor e produção próspera

Olá, tudo bem?



Muitas vezes temos alguns erros na configuração de montagem de uma peça pelo simples motivo de haver a preocupação de como funciona a trama dele. Como pode ser cortado, como pode ser aproveitado o tecido da melhor forma? O aproveitamento do tecido pode sim feito da forma correta e você pode sempre se preocupar como montar sua peça. Mas, você molha seu tecido para não ter surpresas com encolhimento? 

Veja a importância do fio do tecido e tire suas dúvidas
O tecido é formado pelo entrelaçamento de dois fios que se cruzam perpendicularmente:
- Urdume- é o fio longitudinal, no sentido do comprimento.
- Trama - é Fio transversal, no sentido da largura, que forma a trama

 O arremate lateral, no sentido do comprimento, é chamado OURELA.

- Viés - (Fio enviesado) Marque 45 graus apoiado no meio da peça.



Para achar o viés de um tecido, seja ele qual for, você precisa achar a diagonal do tecido, ou seja, é o oposto do sentido do fio reto. O sentido da diagonal do tecido (sentido do viés), é a parte que estica, que sede mais. Faça o teste ao puxar de um lado para o outro levemente e você verá, que, seja o tecido mais grosso que for, ele esticará neste sentido.

Na imagem abaixo, fiz uma reta com o giz para você entender melhor. Esta linha reta no tecido, indica o segmento do viés. E para você fazer esta reta, veja que lá em cima no canto to tecido, saem duas flechas, uma para a esquerda e a outra para baixo, certo? Pois então, é esse o seu guia para fazer o viés. O seu tecido estando desta maneira, você já irá identificar que, uma reta saindo pela diagonal, será o sentido do viés.

A largura: é você que determina. Você deve analisar que, um viés feito dessa forma, irá conter dobras. Portando, você deve somar sempre essas medidas seja um viés mais fino, ou mais grosso. Por exemplo: neste eu usei 3 cm de largura. 1 cm é para costura, o outro 1 cm é para a primeira dobra, e o 1cm restante é para embutir. 


Para poder costurar bem, temos antes que entender o que é esse tal de “fio do tecido” de que tanto ouvimos falar em livros, revistas, etc. Já recebi várias dúvidas que envolvem esse assunto, então vou falar um pouco sobre como são feitos os tecidos, pois isso é fundamental para entender o fio.


Você provavelmente conhece o tear; se não o tear industrial, o tear manual, ou ainda aquele brinquedo com pregos que fazíamos quando crianças. O tear manual consiste em uma armação de madeira em que prendemos vários fios lado a lado (fios de urdume). Esses fios ficam bem esticados. Depois disso, passamos outro fio por entre os fios já esticados (fio de trama). Esse fio de trama passa um fio por cima, e outro por baixo, e assim por diante.


 No tear, os fios de urdume ficam bem esticados. Os fabricantes usam fios mais                          torcidos e mais resistentes.
A  trama passa por entre os fios de urdume de um lado a outro, sem puxar demais.
 A trama não é tensionada, logo o fio pode ser menos resistente e menos torcido. 

"Qualquer que seja o modelo que estivermos fazendo, nele é colocado o "fio do tecido", que é uma linha reta. Na hora do cortar a peça, mede-se paralelamente a ourela, para evitar torção.

O fio determina o caimento da peça que estamos desenvolvendo"

Tudo que fazemos deve ter muito carinho e amor pois quem recebe uma peça feita à mão, recebe a energia positiva que você deposita nela. Faça tudo com amor, seja como for. Como você estiver vivendo naquele momento, sempre ame o que faz. O amor nunca falha!

Que sua produção seja próspera e que suas peças sejam cada vez mais reconhecidas pelos clientes.

Um beijo grande!




*** imagens meramente ilustrativas
** fonte: Google



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar desta página!
Obrigada pelo seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.