Translate

Costuropedia {Agulhas e Tesouras}

Oi pessoal, tudo bom?
Depois do Wikipedia, a nossa versão "Costuropedia" vamos fazer uma série de instruções de como proceder com sua costura. O que você não sabe e vai aprender agora. bora lá!
Começando do começo, vamos falar dos materiais mais importantes na costura? Tecidos, linhas, agulhas e tesouras.


Antes de qualquer outra coisa, vamos escolher o tecido que vamos costurar. Se é uma roupa, uma almofada, um forro de mesa, uma cortina… Cada projeto exige um tecido diferente, e para cada tipo de tecido, você vai usar um tipo de linha, um tipo de agulha e um tipo de tesoura.

Sabendo o tipo de agulha, a regra básica de tamanho é: tecido mais grosso, agulha maior.
Tecidos delicados: Para seda, chiffon, voil, renda e organza, 9 costuma ser a mais indicada.
Tecidos leves: Tecidos sintéticos leves, tafetá ou chamois, levam tamanho 11.
Tecidos médios: Popeline, linho, musseline, crepe, flanela, malhas, jersey, lã, e tecidos stretch podem usar 14.
Tecidos médios a pesados: Para gabardine e tweed, agulhas 16 são mais apropriadas.
Tecidos pesados: Jeans, tecidos para estofados e lona usam agulhas 18.


Já as linhas, levando em conta sua matéria prima, são classificadas em Linhas Naturais, que são as linhas de substrato natural mais utilizada hoje em dia é a de algodão; e as sintéticas, produzidas para suprir as necessidades do mercado em relação a linhas mais resistentes e elásticas, começaram a ser feitas à partir de fibras sintéticas e hoje são as mais utilizadas. Já as linhas naturais, feitas de matérias primas naturais, não tem a elasticidade das linhas sintéticas, e se utilizadas no tecido errado, podem arrebentar com o uso do objeto costurado.
Segundo o blog Como Faz, devemos levar em conta na hora de escolher a linha perfeita para cada projeto:
Força – A linha precisa ser tão forte quanto o tecido. Se você usar uma linha fraca em um tecido grosso, ela vai arrebentar. Um bom teste de firmeza pra linha é tentar arrebentá-la com a mão. (Cuidado pra não se cortar!)
Suavidade – Para trabalhar com tecidos finos e leves, procure uma linha bem lisinha. Para tecido mais grossos, linhas mais grossas. Para saber se a linha é bem lisinha, passe o fio com cuidado no lábio. (De novo: Cuidado pra não se cortar!)
Espessura – Você vai precisar de um fio fino para tecidos delicados e um espesso para trabalhos decorativos e bordados. Use linhas mais grossas também para tecidos com trama aberta, assim você tem menos risco de ter um fio puxado depois.
Elasticidade – Se o tecido que você está costurando for mais elástico, a linha vai precisar ser mais elástica também. Para testar a elasticidade de um fio, estique-o e meça com a fita ou a régua o quanto você consegue puxá-lo antes de arrebentar. Depois compare com a elasticidade do tecido.
Cor – Você pode escolher usar uma cor coordenando com as cores do tecido ou até mesmo contrastando. Depende do efeito. Agora, se o tecido tem duas cores, como xadrez ou listrado, uma dica é optar pela cor mais escura. Teoricamente, o olho humano repara mais em um detalhe claro em uma base escura do que o contrário. Usando a cor mais escura você consegue dar uma disfarçada na costura.
Ainda de acordo com o blog Como faz, temos muitos tipos de agulhas também (algumas eu nem sabia que existiam, gente! Esse muito é mesmo muito vasto!), vejam só:
Agulhas de ponta normal (Sharps)

Como é: Com buraco arredondado e ponta mais afiada, essa agulha tem um comprimento médio.
Serve para: É a agulha comum, que serve pra quase tudo.
Tamanhos: 1 até 16
Agulhas para acolchoar (Betweens ou Quilting)

Como é: Agulha mais curta, com o buraco pequeno e redondo.
Serve para: Como essa agulha é mais curta, você consegue costurar mais rápido e com mais precisão. Usadas pra quilting, pequenos pontos em tecidos pesados e costuras finas.
Tamanhos: 1 a 12
Agulhas de ponta redonda (Ball-point) 

Como é: A ponta da agulha é arredondada.
Serve para: Costurar peças em tricô ou crochê, tem a ponta arredondada para que ela passe entre os fios da peças com facilidade.
Tamanhos: 5 até 10

Agulhas de bordar (Embroidery)



Como é: Igual a uma Sharp, mas com o buraco mais longo.
Serve para: Bordar a mão. O buraco é mais longo para passar mais de um fio da meada ao mesmo tempo.
Tamanhos: 1 até 10
Agulhas para contas (Beading)

Como é: Essa agulha é longa e fina.
Serve para: Costurar miçangas, pérolas, paetês e contas no tecido. São tão finas pra poder passar no buraquinho das contas.
Tamanhos: 10 até 15
Agulhas para lã (Chenille)

Como é: Agulha grossa, com o buraco grande e alongado e a ponta mais afiada.
Serve para: Costuma ser usada pra passar fita ou para bordados mais grossos. No buraco dá pra passar várias linhas e a ponta é mais fina pra passar pela trama de tecidos grossos.
Tamanhos: 13 até 26
Tapestry é a da esquerda e Chenille a da direita.

Agulhas para tapeçaria (Tapestry)

Como é: Agulha grossa, com o buraco mais longo e a ponta arredondada.
Serve para: Tapeçaria ou bordados em tecidos grossos, como cânhamo, lona, linhão etc. O buraco é maior para passar vários fios de uma vez só e a ponta é mais grossa e arredondada para passar entre fios da trama, sem danificar o tecido.
Tamanhos: 13 até 28

Agulhas curvadas (Upholstery)



Como é: Agulha grossa, longa e curvada.
Serve para: Tapeçaria e costuras grossas em lugares que não dá pra passar uma agulha reta.
Tamanhos: 3 até 12
 Agora, as tesouras..... Ah! as tesouras são minhas paixões!!!
Não existem tantos tipos de tesouras, mas existem algumas dicas que ajudam muito na hora de costurar.
Tenham sempre uma tesoura grande, básica – mas de qualidade, por favor – EXCLUSIVA para a costura, só pra cortar tecido. O corte de outros materiais cega a tesoura. Mas tenha também uma tesoura grande para cortar papel e outros materiais, porque você vai precisar dela na hora de fazer moldes, cortar zíper, espumas…
É muito importante também ter uma tesoura pequena para usar na hora de finalizar as costuras, tanto à mão quanto na máquina. Algumas pessoas usam a tesoura de arremate. Quando eu comprei a minha grande, aproveitei e comprei uma pequena, mais ou menos do mesmo modelo e material da grande porque eu não acho muito prático o jeito de pegar a de arremate quando estamos costurando. Mas cada um se adapta melhor a um tipo de material. Vale a pena pegar, olhar, experimentar as tesouras na loja.
Outra tesoura muito legal de se comprar é a de bordado, como a linda de pássaro, um clássico da costura. A minha ganhei da minha vó, quando ela disse que toda costureira tinha que ter uma dessas. Ela é ótima pra desmanchar aquela costura errada, sabem? Outro equipamento perfeito para desmanchar costura é o Abridor de Casas (ou desmanchador).
A tesoura de picotar é uma paixão e serve, em alguns tecidos e casos, pra finalizar a costura, cortando o tecido de modo que ele não desfie depois.

Tudo escolhido, vamos costurar?
Você encontra tudo isso na Benjamim Máquinas : https://www.facebook.com/benjamimmaquinasdecostura/

Espero que tenham gostado, um big beijo! Maria Cordeiro e Fê Silveira








2 comentários:

Obrigada por participar desta página!
Obrigada pelo seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.